Olá, nesse texto vamos tentar te ajudar a criar um nome que represente a sua empresa! Esse processo se chama naming, e não precisa ser tão complicado. Mas em primeiro lugar, a pergunta que você deve se fazer é: “Mas como eu sei que se um nome é bom ou não?”.
Em geral na vida, quando você se depara com uma pergunta sobre algo ser bom ou não, o ideal é que você tente listar os objetivos/metas desse algo. Então para um atacante, o objetivo pode ser fazer mais gols, mas e para um nome? A pergunta muda um pouco de forma, e se torna: “Qual o seu objetivo ao criar o nome da sua empresa?”, “Por quê o nome da minha empresa é importante?”. Veja o stories abaixo, ou clique aqui.
O nome da sua empresa é importante tanto você, seus trabalhadores e para seus clientes. Alguns exemplos de objetivo e importância do nome podem ser:
Para os donos:
Para os trabalhadores:
Para atrair os clientes (talvez o mais importante):
Esses são alguns exemplos e você pode listar mais. Provavelmente você não vai conseguir satisfazer todos os objetivos com um nome, então é importante que você saiba quais objetivos são os principais para você.
Agora vamos ressaltar alguns quesitos importantes, que você deve ter em mente ao criar o seu nome. Um exercício fácil é imaginar um potencial cliente seu andando na rua e se deparando com a sua loja. Dentre centenas de lojas e marcas, por quê ele deveria entrar na sua loja?
O ideal é que você monte uma tabela no final com seus candidatos a nomes, e marque quais requisitos cada candidato tem.
Agora que já sabemos as qualidades de um bom nome, passamos para o 2a etapa. O processo de brainstorming de nomes.
Essa etapa é a parte divertida, pegue uma caneta e escreva tudo que vem a cabeça. Anote as ideias de amigos, parentes, colegas… Muitas vezes uma ideia pode não ser boa, mas ela abre um conceito que traz várias ideias boas.
Geralmente as ideias podem ser de 3 tipos: sobrenome; nome composto (junção de 2 palavras); palavra com significado mais profundo. Se o seu objetivo é mostrar o orgulho que você tem da sua empresa, talvez você deveria optar por um nome próprio ou sobrenome (café da marcia, café santos). Nesse caso o processo é mais simples, já que temos poucos sobrenomes. Nesse texto vamos focar mais nos outros 2 métodos.
Nome composto: Geralmente são formados por uma palavra mostrando o que é vendido e mais uma palavra sobre como (diferencial) é vendido. Ao juntar em uma palavra apenas, ele se torna curto e único.
Usar geradores de nomes, também vai te ajudar no brainstorming de ideias. Eles fazem listas grandes de palavras, e você pode ir anotando as que gostar.
Gostou muito de uma palavra, mas ela é muito comum? Busque no google por sinônimos (sinônimos de ..X)! Só consegue pensar em palavras muito comuns? Tente achar algo como o mesmo significado na mitologia (deus da comida…), ou a tradução em tupi (ou algum dialeto africano). E anote os que gostar na sua tabelinha. Você pode ainda alterar alguns nomes de significados para deixá-los um pouco diferentes (googol virou google).
Com a tabela pronta, é a hora de misturar os nomes compostos. Criamos uma planilha no google sheets para te ajudar a misturar os nomes.
Agora é importante fazer uma pesquisa com potenciais clientes e amigos para escolher um nome. Mas lembre também que a empresa é sua, e ela deve representar o que você pensa.
Tenha em mente que:
Quer uma marca única? Vem bater um papo com a gente!
Envie uma mensagem:
Empresa que faz logomarca
© 2024 POR NOSSO DESIGN