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Criando um bom nome para a sua empresa

+ Características de um bom nome para sua empresa

Olá, nesse texto vamos tentar te ajudar a criar um nome que represente a sua empresa! Esse processo se chama naming, e não precisa ser tão complicado. Mas em primeiro lugar, a pergunta que você deve se fazer é: “Mas como eu sei que se um nome é bom ou não?”.

Em geral na vida, quando você se depara com uma pergunta sobre algo ser bom ou não, o ideal é que você tente listar os objetivos/metas desse algo. Então para um atacante, o objetivo pode ser fazer mais gols, mas e para um nome? A pergunta muda um pouco de forma, e se torna: “Qual o seu objetivo ao criar o nome da sua empresa?”, “Por quê o nome da minha empresa é importante?”. Veja o stories abaixo, ou clique aqui.

O nome da sua empresa é importante tanto você, seus trabalhadores e para seus clientes. Alguns exemplos de objetivo e importância do nome podem ser:

Para os donos:

  • O orgulho que você tem da empresa
  • Valores que você pensa em ter para a empresa

Para os trabalhadores:

  • Representar o que eles fazem
  • Um nome que eles tenham orgulho de dizer: “Eu sou …”

Para atrair os clientes (talvez o mais importante):

  • Chamar a atenção e se destacar
  • Fácil de entender e pronunciar
  • Fácil entendimento sobre o que a empresa faz
  • Fácil de memorizar

Esses são alguns exemplos e você pode listar mais. Provavelmente você não vai conseguir satisfazer todos os objetivos com um nome, então é importante que você saiba quais objetivos são os principais para você. 

Agora vamos ressaltar alguns quesitos importantes, que você deve ter em mente ao criar o seu nome. Um exercício fácil é imaginar um potencial cliente seu andando na rua e se deparando com a sua loja. Dentre centenas de lojas e marcas, por quê ele deveria entrar na sua loja?

  1. Único e diferente da indústria – O cliente provavelmente vai passar os olhos sobre a sua loja por 2 segundos. Nesses 2 segundos é importante que você consiga chamar a sua atenção.  Um nome “cafeteria bom chocolate” talvez não chame a atenção, mas um nome “café starbucks” com certeza.
  2. Entende-se o produto da empresa – Principalmente para empresas pequenas, é importante que o cliente entenda o que a sua empresa vende já no próprio nome (facilita até buscas no google). Não adianta você chamar a atenção do cliente, se no fim das contas ele achar que sua cafeteria é uma loja de eletrônicos. A uber no início se chamava ubertaxi, e após a fama ela se livrou do taxi para se chamar apenas Uber. Netflix vem da junção entre flix (filme) e net (internet), o que deixa bem claro que ela vende filmes pela internet.
  3. Curto e de fácil pronunciamento – Apple, google, uber, facebook… são todos nomes curtos e de fácil pronunciamento. Não complique a vida do seu cliente, quando ele for contar aos amigos, sobre a loja maravilhosa que ele encontrou.
  4. Personalidade da companhia – Um nome como “cantinho do café” pode passar o tom de amável que a sua empresa representa. Mas fique tranquilo, que se o seu nome não conseguir transmitir a personalidade da sua empresa, o desenho do seu logotipo consegue.
Na parte criativa já sabemos o que é importante, mas também devemos olhar a parte mais prática:
  1. Domínio do seu nome na internet está livre? Entre no https://registro.br/ para verificar se o www.seunome.com.br está disponível.
  2. Redes sociais – O @ no instagram e no facebook estão livres?
  3. Registro de marca INPI – Verifique se não existe uma marca com o nome parecido com o seu no NCL  (categoria) da sua empresa. Como essa parte é mais trabalhosa, talvez valha a pena fazer com os candidatos finais. Mas lembre, se o seu nome é muito óbvio/normal, é provável que já exista alguém com esse nome.
Está pensando em crescer?
  1. Significado limpo em outros idiomas – Verifique se o seu nome não tem um significado ruim em algum outro idioma. Esse site facilita na busca: http://wordsafety.com/.
  2. Nome limitado ao produto – Ubertaxi seria um nome limitado a taxis, porém retirando a palavra taxi, o nome ficou livre para qualquer ramo. Como por exeplo: Ubereats.

O ideal é que você monte uma tabela no final com seus candidatos a nomes, e marque quais requisitos cada candidato tem.

+ Criando ideias de nomes para sua empresa

Agora que já sabemos as qualidades de um bom nome, passamos para o 2a etapa. O processo de brainstorming de nomes.

Essa etapa é a parte divertida, pegue uma caneta e escreva tudo que vem a cabeça. Anote as ideias de amigos, parentes, colegas… Muitas vezes uma ideia pode não ser boa, mas ela abre um conceito que traz várias ideias boas.

Geralmente as ideias podem ser de 3 tipos: sobrenome; nome composto (junção de 2 palavras); palavra com significado mais profundo. Se o seu objetivo é mostrar o orgulho que você tem da sua empresa, talvez você deveria optar por um nome próprio ou sobrenome (café da marcia, café santos). Nesse caso o processo é mais simples, já que temos poucos sobrenomes. Nesse texto vamos focar mais nos outros 2 métodos.

Nome composto: Geralmente são formados por uma palavra mostrando o que é vendido e mais uma palavra sobre como (diferencial) é vendido. Ao juntar em uma palavra apenas, ele se torna curto e único.

  • Netflix – Vende: Flix + Como: Net – Venda de filmes (flix) pela internet.
  • Nubank Vende: Bank + Como: Nu – A gigante brasileira traz os seus valores direto no nome: Nu. Eles não tem nada a esconder, e o diferencial sempre foi a transparência e o atendimento honesto ao público.
  • Linkedin – Vende: Inc + Como: Linked – Faz o link entre empresas (inc) e pessoas.
  • Facebook – Vende: Face + Como: Book – Aqui na medida do possível o produto explica o que vende. Um livro onde você pode ver as fotos de amigos.
  • Airbnb – Vende: Airbed e Bnb – Junção de ‘Airbed’ e ‘Bed and Breakfast’ (Bnb), que é o que eles vendem: um colchão ou uma cama para dormir.
  • Whatsapp – Vende: Whatsup + Como: App – Junção do equivalente a “E aí?” (whats’s up) no brasil com App.
  • Instagram – Vende: Telegram + Como: Instant – Telegramas instantâneos.
  • Dropbox, Snapchat, Picpay, Qualicoco, Organomix…
Nome com significado: Aqui um nome diz tudo. Que tal uma palavra direto ao ponto e que representa o que você faz?
  • Uber – Vamos começar pelo Uber já que ele é a junção dos 2 casos. No começo a uber se chamava ubertaxi, e após o crescimento se tornou apenas Uber, que significa um exemplo notável ou supremo de pessoa ou coisa. Ou seja, ter sucesso (acho que conseguiram).
  • Amazon – Bezos, o grande CEO da Amazon, começou buscando uma palavra com A que tivesse um significado profundo e parou em Amazon (Amazonas). Era diferente e exótico e é o maior Rio do Mundo.
  • Twitter – A definição era ‘uma pequena explosão de informações inconsequentes’ e ‘pios de pássaros’. E isso é exatamente o que o produto era.
  • Nike – Deusa da vitória. Existe um símbolo melhor para uma empresa de esportes?
  • Google – Um googol (gugol) é o número 1 seguido por 100 zeros. Quando os fundadores Larry Page e Sergey Brin fizeram uma apresentação para um investidor anjo, eles receberam um cheque emitido para o “Google”. A ambição pelo sucesso no nome também deu certo nesse caso.
  • Alphabet – E que tal a empresa mãe da google? Significa uma coleção de letras que representam a linguagem, uma das inovações mais importantes da humanidade, e é o núcleo de como indexamos com a pesquisa do Google!
  • Boticário, Natura…
CURIOSO POR MAIS SIGINIFICADOS? Clique e veja como foram criados os nome das empresas mais famosas do mundo.
 
Os exemplos são bons para servirem de inspiração, mas agora temos que buscar as nossas próprias boas ideias. Uma forma boa de organizar essas ideias é criando categorias (ou conceitos) para o “Vende” e “Como” da sua empresa. Por exemplo, a nossa empresa vende: designnegócios (marcas, mídias, editorial…). Nosso diferencial, como: liderança, inovação, pessoalidade. Dentro dessas categorias, começamos a listar várias palavras relacionadas. Faça uma planilha ou uma tabelinha num caderninho. Criar um google sheets pode facilitar você e seus sócios a preencherem uma ideia pelo próprio celular e poderem ver as ideias um dos outros sem muito esforço.
Planilha criacao de nomes para empresas

Usar geradores de nomes, também vai te ajudar no brainstorming de ideias. Eles fazem listas grandes de palavras, e você pode ir anotando as que gostar.

Gostou muito de uma palavra, mas ela é muito comum? Busque no google por sinônimos (sinônimos de ..X)! Só consegue pensar em palavras muito comuns? Tente achar algo como o mesmo significado na mitologia (deus da comida…), ou a tradução em tupi (ou algum dialeto africano). E anote os que gostar na sua tabelinha. Você pode ainda alterar alguns nomes de significados para deixá-los um pouco diferentes (googol virou google).

Com a tabela pronta, é a hora de misturar os nomes compostos. Criamos uma planilha no google sheets para te ajudar a misturar os nomes.

Planilha para criar nomes de empresas
  1. Clique aqui para acessar a planilha.
  2. Clique em ‘Arquivo’ e depois em ‘Fazer uma cópia’. Assim você vai poder editar a sua própria planilha. 
  3. Apague os exemplos em azul, e preencha com suas próprias ideias. As partes em preto são fórmulas e você não deve alterar.
Agora brinque com a planilha, escreva bastante e escolha as melhores ideias. Gostou de alguma combinação? Troque um pouco a grafia das palavras, corte sílabas e veja se consegue torná-la única.

+ Escolhendo os melhores nomes para sua empresa

Agora é importante fazer uma pesquisa com potenciais clientes e amigos para escolher um nome. Mas lembre também que a empresa é sua, e ela deve representar o que você pensa.

Tenha em mente que:

  1. Muitas pessoas não vão gostar do nome diferente, mas é ele que chama atenção. Provavelmente muitas pessoas não iriam gostar de uber.
  2. Lembre de checar a disponibilidade no instagram e facebook. Provavelmente o nome exato não estará disponível, mas você pode criar algo como @uber_motoristas ou @uber_oficial.
  3. Lembre de checar o domínio .com.br em https://registro.br/.
  4. Lembre de checar o registro de marca (INPI). Essa é a parte mais chata, e é por isso que devemos ter mais opções.
  5. Se divirta! Pesquisas mostram que somos mais criativos quando estamos felizes.
  6. Depois desse longo processo, pode chegar o dia que você vai estar no banho e pensar no nome ideal. Acontece! É tudo parte do processo. A criação de tantas ideias deixa o nosso cérebro em alerta, e o nome pode aparecer quando menos esperarmos. Porém isso não tira méritos do processo.
Esperamos que esse texto tenha te ajudado! E precisando de algum serviço é só entrar em contato!
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