Como criar um nome para a sua empresa
Olá, nesse texto vamos tentar te ajudar a criar um nome que represente a sua empresa! Esse processo se chama naming, e não precisa ser tão complicado. Mas em primeiro lugar, a pergunta que você deve se fazer é: "Mas como eu sei que se um nome é bom ou não?".
Em geral na vida, quando você se depara com uma pergunta sobre algo ser bom ou não, o ideal é que você tente listar os objetivos/metas desse algo. Então para um atacante, o objetivo pode ser fazer mais gols, mas e para um nome? A pergunta muda um pouco de forma, e se torna: "Qual o seu objetivo ao criar o nome da sua empresa?", "Por quê o nome da minha empresa é importante?".
O nome da sua empresa é importante tanto você, seus trabalhadores e para seus clientes. Alguns exemplos de objetivo e importância do nome podem ser:
Para os donos:
Para os trabalhadores:
Para atrair os clientes (talvez o mais importante):
Esses são alguns exemplos e você pode listar mais. Provavelmente você não vai conseguir satisfazer todos os objetivos com um nome, então é importante que você saiba quais objetivos são os principais para você.
Agora vamos ressaltar alguns quesitos importantes, que você deve ter em mente ao criar o seu nome. Um exercício fácil é imaginar um potencial cliente seu andando na rua e se deparando com a sua loja. Dentre centenas de lojas e marcas, por quê ele deveria entrar na sua loja?
Na parte criativa já sabemos o que é importante, mas também devemos olhar a parte mais prática:
Está pensando em crescer?
O ideal é que você monte uma tabela no final com seus candidatos a nomes, e marque quais requisitos cada candidato tem.
Agora que já sabemos as qualidades de um bom nome, passamos para o 2a etapa. O processo de brainstorming de nomes.
Essa etapa é a parte divertida, pegue uma caneta e escreva tudo que vem a cabeça. Anote as ideias de amigos, parentes, colegas... Muitas vezes uma ideia pode não ser boa, mas ela abre um novo conceito que traz várias ideias boas.
Geralmente as ideias podem ser de 3 tipos: sobrenome; nome composto (junção de 2 palavras); palavra com significado mais profundo. Se o seu objetivo é mostrar o orgulho que você tem da sua empresa, talvez você deveria optar por um nome próprio ou sobrenome (café da marcia, café santos). Nesse caso o processo é mais simples, já que temos poucos sobrenomes. Nesse texto vamos focar mais nos outros 2 métodos.
Nome composto: Geralmente são formados por uma palavra mostrando o que é vendido e mais uma palavra sobre como (diferencial) é vendido. Ao juntar em uma palavra apenas, ele se torna curto e único.
Nome com significado: Aqui um nome diz tudo. Que tal uma palavra direto ao ponto e que representa o que você faz?
CURIOSO POR MAIS SIGINIFICADOS? Clique e veja como foram criados os nome das empresas mais famosas do mundo.
Os exemplos são bons para servirem de inspiração, mas agora temos que buscar as nossas próprias boas ideias. Uma forma boa de organizar essas ideias é criando categorias (ou conceitos) para o "Vende" e "Como" da sua empresa. Por exemplo, a nossa empresa vende: design, negócios (marcas, mídias, editorial...). Nosso diferencial, como: liderança, inovação, pessoalidade. Dentro dessas categorias, começamos a listar várias palavras relacionadas. Faça uma planilha ou uma tabelinha num caderninho. Criar um google sheets pode facilitar você e seus sócios a preencherem uma ideia pelo próprio celular e poderem ver as ideias um dos outros sem muito esforço.
Usar geradores de nomes, também vai te ajudar no brainstorming de ideias. Eles fazem listas grandes de palavras, e você pode ir anotando as que gostar.
Gostou muito de uma palavra, mas ela é muito comum? Busque no google por sinônimos (sinonimos de ..X)! Só consegue pensar em palavras muito comuns? Tente achar algo como o mesmo significado na mitologia (deus da comida...), ou a tradução em tupi (ou algum dialeto africano). E anote os que gostar na sua tabelinha. Você pode ainda alterar alguns nomes de significados para deixá-los um pouco diferentes (googol virou google).
Com a tabela pronta, é a hora de misturar os nomes compostos. Criamos uma planilha no google sheets para te ajudar a misturar os nomes.
Agora é importante fazer uma pesquisa com potenciais clientes e amigos para escolher um nome. Mas lembre também que a empresa é sua, e ela deve representar o que você pensa.
Tenha em mente que:
Esperamos que esse texto tenha te ajudado! E precisando de algum serviço é só entrar em contato!
Faça materiais de apresentação, como cartões de visita, flyers e folders, convites, banners e mais!
Crie um site lindo e funcional como este
Somos uma empresa focada em resultados, especializada em conectar marcas à pessoas.
Atendemos clientes fisicamente em São Paulo e Rio de Janeiro, mas atendemos qualquer cliente do Brasil por Skype, WhatsApp, e-mail ou telefone. Também aceitamos pagamentos pelo PicPay! A empresa que faz logomarca para você.
Ainda em dúvida sobre como funciona a criação de uma identidade visual? Veja mais no blog do Neil Patel.
"Equipe antenada, eficaz e com ótimo produto final! Aprovado e super indico!!!"
"Desde o começo foi uma experiência muito tranquila. A equipe entendeu exatamente o meu objetivoqueria. Fizemos todo o trabalho de maneira remota e me senti super bem atendido."
"O trabalho da ND foi significativo; o pessoal da empresa trabalhou nossa marca expressando com leveza e perspicácia traduzindo o nosso desejo!"
A Clim Master, se surpreendeu com o trabalho realizado pela ND. A qualidade apresentada em tudo que lhe foi proposto, disponibilizando versões interessantes e sempre aberta ao diálogo, deu à nossa empresa a vida, a cor e a identidade que buscávamos.
A Nosso Design foi uma grata surpresa no desenvolvimento da nossa identidade visual, não só pelo talento e criatividade na logomarca como também em toda atenção e detalhes fundamentais para uma boa parceria do início ao fim do processo.
Gostaria de agradecer essa experiência desde o momento inicial até a paciência na hora das escolhas das versões que eles disponibilizaram (.. acho ótimo isso). Recomendo demais não só por estar feliz com o resultado, mas também pela seriedade e criatividade do time!
Estava perdido até que eu encontrei a ND no YouTube. A Sabrina é ótima, profissional, competente, atenciosa e ágil na entrega da logomarca e muito paciente. Seu trabalho tem um excelente custo benefício. Obrigado, gratidão por tudo, de verdade.
Não pode vir pessoalmente? Resolvemos tudo online! Por skype, telefone, whatsapp ou email. Respondemos pedidos e orçamentos super rápido! Também aceitamos pagamentos pelo PicPay.