Significado do nome de empresas famosas

+ Como se criam os nomes das empresas?

Olá, já parou para pensar no significado do nome de grandes empresas? Seja por curiosidade ou para inspirar o nome da sua própria empresa, esse é um exercício interessante. O processo de criação de nomes se chama naming, mas em primeiro lugar, vou mostrar os 3 tipos de nomes mais usuais: Nome próprio, Nome com significado, Nome composto.

  • Nome Próprio: Normalmente o nome da família ou de alguma Cidade.
  • Nome com significado: Um nome com significado mais profundo.
  • Nome composto: Nome formado pela junção de 2 nomes. Geralmente, por 2 nomes que mostrem o que a empresa vende, e o como ela vende.

Quer dicas de como criar o seu próprio nome? Clique aqui e veja algumas dicas práticas.

+ Significado dos nomes das marcas mais famosas do Mundo

Agora vamos para a parte interessante. Descubra os significados dos nomes das empresas mais famosas do mundo.

 

Nome composto: Geralmente são formados por uma palavra mostrando o que é vendido e mais uma palavra sobre como (diferencial) é vendido. Ao juntar em uma palavra apenas, ele se torna curto e único.

  • Netflix - Vende: Flix + Como: Net - Venda de filmes (flix) pela internet.
  • Nubank - Vende: Bank + Como: Nu - A gigante brasileira traz os seus valores direto no nome: Nu. Eles não tem nada a esconder, e o diferencial sempre foi a transparência e o atendimento honesto ao público.
  • Linkedin - Vende: Inc + Como: Linked - Faz o link entre empresas ('inc') e pessoas.
  • Facebook - Vende: Face + Como: Book - Aqui na medida do possível o produto explica o que vende. Um 'livro' online onde você pode ver as 'faces' (fotos) de amigos.
  • Airbnb - Vende: Airbed e Bnb - Junção de 'Airbed' e 'Bed and Breakfast' (Bnb), que é o que eles vendem: um colchão ou uma cama para dormir.
  • Whatsapp - Vende: Whatsup + Como: App - Junção do equivalente a "E aí?" (whats's up) no brasil com App.
  • Instagram - Vende: Telegram + Como: Instant - Telegramas instantâneos.
  • Dropbox - Vende: Box + Como: Drop - Que tal um 'box' para guardar suas coisas, onde é só puxar e largar (drop) seus arquivos?
  • Snapchat - Vende: Chat + Como: Snap - Chats que somem em um 'snap'.
  • Picpay - Vende: Pay + Como: Pic - Pague ('pay') tudo em um 'Pic' (onomatopeia para clique).
  • Qualicoco - Vende: Coco + Como: Quali - Cocos de qualidade. 
  • Organomix - Vende: Organo + Como: Mix - Um mix de todos os produtos orgânicos que você pode imaginar.
  • Petrobras - Vende: Petro + Como: Brasil - Petróleo do Brasil!
  • Bradesco - Como: Bra + Desco - Banco Brasileiro de descontos. No fim virou Bra + desco (nto).
  • Microsoft - Vende: Soft + Como: Micro - A companhia vende softwares para microcomputadores.
  • Coca-Cola - Vende: Coca + Cola - Folha de 'coca', mais o fruto de 'kola' usados na produção do refrigerante.
  • Paypal - Vende: Pay + Como: Pal - Site de pagamentos ('pay') que funciona como um amigo ('pal' em inglês).
  • Intel - Vende: el + Como: int - Abreviação para  integrated (int) eletronics (el).
  • Nescafe - Vende: Cafe + Como: Nes - O nome é uma junção das palavras "Nestlé" (dona da marca) e "café". A mesma justificativa de nescau, nesfit...

 

Nome com significado: Aqui um nome diz tudo. Que tal uma palavra direto ao ponto e que representa o que você faz?

  • Uber - Vamos começar pelo Uber já que ele é a junção dos 2 casos. No começo a uber se chamava ubertaxi, e após o crescimento se tornou apenas Uber, que significa um exemplo notável ou supremo de pessoa ou coisa. Ou seja, ter sucesso (acho que conseguiram).
  • Amazon - Bezos, o grande CEO da Amazon, começou buscando uma palavra com A que tivesse um significado profundo e parou em Amazon (Amazonas). Era diferente e exótico e é o maior Rio do Mundo.
  • Twitter - A definição era 'uma pequena explosão de informações inconsequentes' e 'pios de pássaros'. E isso é exatamente o que o produto era.
  • Nike - Deusa da vitória. Existe um símbolo melhor para uma empresa de esportes?
  • Google - Um googol (gugol) é o número 1 seguido por 100 zeros. Quando os fundadores Larry Page e Sergey Brin fizeram uma apresentação para um investidor anjo, eles receberam um cheque emitido para o "Google". A ambição pelo sucesso no nome também deu certo nesse caso.
  • Alphabet - E que tal a empresa mãe da google? Significa uma coleção de letras que representam a linguagem, uma das inovações mais importantes da humanidade, e é o núcleo de como indexamos com a pesquisa do Google!
  • Boticário - “Boticário” é simplesmente a antiga denominação de farmacêutico. E, bem, foi assim que a gigante brasileira dos cosméticos começou: como uma farmácia.
  • Natura - O nome Natura lembra natural, natureza e assemelhados.
  • Itaú - Significa pedra preta em tupi. O nome em tupi mostra raízes brasileiras, e a fundação de algo firme e forte em 'pedra'.
  • Cielo - Céu em italiano e espanhol. Simboliza o espírito da empresa de que o céu é o limite. Por ter o mesmo nome, Cesar Cielo se tornou garoto propaganda da empresa.
  • Skol - Seu nome vem da palavra sueca skal que significa "tigela" e que antecede brindes ("um brinde!" = "Skal!").
  • Samsung - Significa '3 estrelas' em coreano. Simboliza o desejo do fundador de que sua companhia tivesse a grandeza das estrelas.
  • Apple - Vem da história da maçã caindo na cabeça de Newton, quando inventou a teoria da gravidade. Simboliza uma genialidade e inovação.
  • Oracle - Em inglês tem o significado de 'Oráculo', 'profecia'. Para uma empresa de software, que precisa estar sempre inovando, é um bom nome não acham?
  • Visa - A palavra sugere aceitação (visto em português) - como significado original de visto, a ideia é que o cartão de crédito pode ser usado em muitos países e serve como uma forma universal de transferência e utilização de dinheiro
  • L'Oreal - L'Oreal é uma variante do nome original da empresa, Auréale, provavelmente derivado do francês antigo aureole, do latim aureolus: "feito de ouro, dourado". Chique, não acham?
  • Pepsi - "Pepsi", porque foi no início foi anunciado para aliviar a dispepsia (hoje mais conhecido como indigestão ou dor de estômago). Quem gosta de tomar pepsi ou coca para ressaca?
  • Starbucks - Em Moby Dick há um personagem chamado Starbuck, o primeiro imediato da tripulação. No livro, ele é conhecido por sua natureza tranquila e bondade moral. De acordo com o site da empresa, a Starbucks escolheu este nome porque evoca “o romance de alto mar e a tradição marítima dos primeiros comerciantes de café”.

 

Nome Próprio: Normalmente o sobrenome de uma família, ou de uma cidade/região. Muitas empresas antigas utilizavam este método.

  • Ford - Sobrenome do fundador da empresa: Henry Ford
  • Vale - Hoje apenas Vale, a cia era chamada de Vale do Rio Doce, em homenagem a região de MG.
  • Santander - Nome da cidade onde foi fundada o Banco.
  • Americanas - A loja foi criada por americanos no Brasil, e o nome remete ao seu país.
  • Magazine Luiza - Nome da fundadora.
  • Mercedes-Benz - Filha do fundador: Mercedes mais o sobrenome de outro fundador Karl Benz.
  • Disney - Sobrenome do fundador Walt Disney.
  • Louis Vuitton - Nome do fundador.
  • McDonald's - Sobrenome dos 2 fundadores.
  • Toyota - O fundador, Sakichi Toyoda, trocou o “D” pelo “T” na hora de batizar a marca, a escrita em japonês usava oito traços — um número de sorte.
  • Cisco - Nome em homenagem a cidade de San Francisco nos EUA.
  • Walmart - Fundada por Sam Walton, o nome da empresa significa: 'mercado do Wal', uma abreviação do sobrenome do fundador.
  • Budweiser - O nome Budweiser é um adjetivo derivado alemão, que significa "de Budweis", cidade onde era produzida a cerveja.
  • Marlboro - O nome foi tirado de uma rua em Londres onde a fábrica britânica da Philip Morris estava localizada.
  • Honda - Honda leva o nome de Soichiro Honda.

 

Os exemplos são bons para servirem de inspiração, mas agora temos que buscar as nossas próprias boas ideias! Que tal você abrir a sua própria empresa?

+ Quer saber como criar o seu nome?

Quer dicas práticas de como criar o seu nome? Visite a nossa página: como criar nomes para empresas.

Nessa página, colocamos várias dicas práticas e até uma planilha para te ajudar a criar um bom nome para a sua empresa.

Faça a identidade visual (logomarca) da sua empresa com a gente.

Faça materiais de apresentação, como cartões de visitaflyers e folders, convites, banners e mais!

Nós cuidamos das artes e postagens nas redes sociais

Crie materiais de editoriais como catálogos, folders, revistas, jornais e mais!

Webdesign

Crie um site lindo e funcional como este

+ Sobre a Empresa

Somos uma empresa focada em resultados, especializada em conectar marcas à pessoas.

Atendemos clientes fisicamente em São Paulo e Rio de Janeiro, mas atendemos qualquer cliente do Brasil por Skype, WhatsApp, e-mail ou telefone. Também aceitamos pagamentos pelo PicPay!  A empresa que faz logomarca para você.

Ainda em dúvida sobre como funciona a criação de uma identidade visual? Veja mais no blog do Neil Patel.

"Equipe antenada, eficaz e com ótimo produto final! Aprovado e super indico!!!"

André Schneider

Bike For You

"Desde o começo foi uma experiência muito tranquila. A equipe entendeu exatamente o meu objetivoqueria. Fizemos todo o trabalho de maneira remota e me senti super bem atendido."

Leandro Siminovich

Siminovich Consultoria

"O trabalho da ND foi significativo; o pessoal da empresa trabalhou nossa marca expressando com leveza e perspicácia traduzindo o nosso desejo!"

Lenise Araujo

Levi

A Clim Master, se surpreendeu com o trabalho realizado pela ND. A qualidade apresentada em tudo que lhe foi proposto, disponibilizando versões interessantes e sempre aberta ao diálogo, deu à nossa empresa a vida, a cor e a identidade que buscávamos.

Carlos Chaves

Clim Master

A Nosso Design foi uma grata surpresa no desenvolvimento da nossa identidade visual, não só pelo talento e criatividade na logomarca como também em toda atenção e detalhes fundamentais para uma boa parceria do início ao fim do processo.

Thomas Veleda

Pegou Viajou

Gostaria de agradecer essa experiência desde o momento inicial até a paciência na hora das escolhas das versões que eles disponibilizaram (.. acho ótimo isso). Recomendo demais não só por estar feliz com o resultado, mas também pela seriedade e criatividade do time!

Luis Camargo

Royal Investment

Estava perdido até que eu encontrei a ND no YouTube. A Sabrina é ótima, profissional, competente, atenciosa e ágil na entrega da logomarca e muito paciente. Seu trabalho tem um excelente custo benefício. Obrigado, gratidão por tudo, de verdade.

Júnior Chamusca

Jr. Chamusca

+ Fale com a gente

Não pode vir pessoalmente? Resolvemos tudo online! Por skype, telefone, whatsapp ou email. Respondemos pedidos e orçamentos super rápido! Também aceitamos pagamentos pelo PicPay.